Nós conseguimos guardar informações sob a forma de imagens e cenas;
Entretanto, o computador é uma máquina, sendo muito difícil construir circuitos para que ele guarde imagens, tal como o cérebro.
Então como é que as informações são manipuladas pelo computador?
A maneira mais fácil:
presença/ausência de sinal elétrico
Ligado/desligado
aceso/apagado
1/0
Como tem-se dois estados, chama-se essa representação de Codificação Binária.
A menor unidade que transita em um computador é o BIT que representa os estados aceso/apagado,
ligado/desligado, 1/0
Um símbolo, seja ele uma letra, um número, um sinal, é representado por um conjunto de bits.
A esse conjunto de Bits denomina-se BYTE
Tipicamente, 1 (um) Byte tem 8 (oito) Bits
Qualquer texto ou informação serão guardados no computador sob a forma de Arquivos de Dados.
Como o sistema de codificação é binário, as quantidades que representam grupos de bytes armazenados ou transportados no computador são potências de 2.
Assim:
1 KByte = 1.024 Bytes
1 MByte = 1.024 KBytes ou
1.048.576 Bytes
1 GByte = 1.024 MBytes ou
1.048.576 KBytes ou
1.073.741.824 Bytes
KByte = KiloByte = KB = K
MByte = MegaByte = MB = Mega
GByte = GigaByte = GB = Giga
Os dados e as informações em um computador são representados internamente das seguintes formas:
Representação Alfanumérica:
Representação ASCII: originalmente utilizava 7 bits, suficientes para representar 128 caracteres só serve para língua inglesa, pois não inclui acentos e símbolos utilizados em alguns idiomas , atualmente utiliza 8 bits, mas o problema da representação limitada continua;
Representação EBCDIC: assim como ASCII, também utilizava 7 bits inicialmente e hoje utiliza 8 bits usado
• nos mainframes IBM
• computadores Macintosh (Apple)
apesar de utilizar o mesmo número de bits que o ASCII, a representação de um símbolo difere nos dois códigos
• Apple, HP, IBM, Microsoft, Oracle, Sun,
Sybase, Unisys
Representação Numérica
Os códigos de caracteres não servem para representar números fracionários para esses números e para números muito grandes é usada a notação de ponto flutuante , os números são representados como potências de 2:
(-1)S x F x 2E , onde S = sinal
F = valor ponto flutuante
E = expoente
Precisão simples: 32 bits
Precisão dupla: 64 bits
Outras bases de representações
Algumas vezes são utilizadas outras bases de representação além da binária para facilitar a escrita . Bases mais usadas:
Hexadecimal – base 16
Octal – base 8
www.geocities.com/locksmithone/classroom/sistemas_computacao/2007_1/Olá pessoal, a partir das diversas informações que meus colegas já postaram no bolg, resolvi colocar um resuminho para que vocês se situem por inteiro no assunto...qualquer dúvida, questionamento, sugestão e curiosidades é só falar...
Dúvidas/Sugestões/Idéias/ e Novidades sobre o que virá aqui
Post muito bom ^^ comentando sobre vários temas abordados e trazendo novidades, acho que vai ajudar a fixar as informações que já foram ditas e facilitar a entrada de novas informações que virão a seguir.
ResponderExcluirA parte de Byte,KByte,MegaByte,GigaByte eu tive um trabalhão o 1024 como base >_< para conseguir descobrir várias coisas aqui no PC, sem contar que muitos consideravam 1 kbyte = 1000 bytes e quando trabalhei com numeros muito grandes percebi a diferença de trabalhar com 1000 e com 1024.