terça-feira, 31 de março de 2009

Curiosidades - Sistema Numérico Romano

Hoje vi a professora de Fundamentos da Álgebra para Computação escrevendo aqueles símbolos, então ela comentou que ali eram Romanos em minúsculo quando alguem lhe perguntou (eu imaginava tudo menos romano... até complexo cheguei a pensar.)

Então para aqueles que gostam, ou ainda tem pouco conhecimento ou ainda querem conhecer, esse sistema que é amplamente usado há vários anos, que nos dias atuais é mais usado em capítulos de lívros ou em representações matemáticas. Conheçam a história desse sistema.

Com o crescimento do império romano, houve uma necessidade da criação de números, que hoje em dia são conhecidos por nós em letras, como:
I(1)
V(5)
X(10)
L(50)
C(100)
D(500)
M(1000)

Os quais antes eram conhecidos como:



Alguns devem estar se perguntando como esses símbolos viraram essas letras que nós conhecemos, então mostrarei como foi a evolução do 50 , até o L que conhecemos:



Eles usavam esses números de maneira bem interessante, pois se um valor menor estivesse a direita do valor maior somava-se com o maior, caso ele estivesse a esquerda subtraía-se

Direita:
VI (5 + 1) = 6
XII (10 + 2) = 12
LIII (50 + 3) = 53
CX (100 + 10) = 110

Esquerda:
IV (5 – 1) = 4
IX (10 – 1) = 9
XL (50 – 10) = 40
XC (100 – 10) = 90
CD (500 – 100) = 400
CM (1000 – 100) = 900

Em tempos mais antigos os romanos escreviam IIII para representar a quantidade 4 e VIIII para representar 9. Com o passar dos anos adotaram a esquerda subtrai-se e a direita soma-se.

Quando trabalhava-se na casa do Mil (M) havia umas complicações, pois como trabalhar com 20 mil? Escrever 20 M's? Eles adotaram um meio prático, eles passavam um traço encima da letra para multiplicar-lo por 1000.



Mas esta regra só se aplicava na multiplicação por mil. Por isso, ainda era muito trabalhoso representar alguns números em Roma. Você consegue ler o número abaixo?

MMMCMXCIX

Agora imagine somar e subtrair usando este número. Pior: multiplicar e dividir. Você arrisca? Nem os próprios romanos arriscavam fazer estas operações usando sua escrita numérica. Eles utilizavam outros meios, como os chamados ábacos, mesas onde desenhavam linhas que representavam ordens numéricas, movimentando fichas, que dependendo da posição no tabuleiro, representavam determinados valores.

Você imagina quem inventou o sistema decimal tão prático que utilizamos hoje para calcular? A solução desse mistério em breve surgirá rsrsrsrsrsrs.

Fonte:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=983&sid=9

E-mail/Msn/Orkut: oguh-headshot@hotmail.com


Dúvidas/Sugestões/Idéias/ e Novidades sobre o que virá

Nenhum comentário:

Postar um comentário