quinta-feira, 12 de março de 2009

ASCII - ANSI - UNICODE

Estranhei um pouco ninguem ter reparado ou comentado que a tabela ao lado se referia ao ANSI e não ao ASCII. Por isso resolvi criar este post para explicar o que significa ANSI e explicar o que significa Unicode.

O código de caracteres padrões hoje em dia são feitos em ASCII, mas descobriu-se que este tipo de representação só era adequado ao Ocidente(idiomas ocidentais), tornando-se bem populares nos países europeus. O grande problema deste código(ASCII), são suas limitações. Com isso o ISO(International Standards Organization)decidiu criar algumas alterações nele para adicionar um padrão de códigos europeus chamado de Latim-1. Microsoft Windows foi modificado e com isso surgiu o ANSI para Windows.
No entanto, por continuar o uso da codificação de 8 bits, ASCII só é capaz de representar 256 símbolos exclusivos, consideravelmente menor do que os símbolos de 10.000 que são comuns em tais linguagens como chinês, coreano e japonês (idiomas orientais). Barreiras de idioma, como ampliar os recursos de computadores além de fontes de maiúsculas, espaçamento mono, os requisitos para um conjunto grande de caracteres exclusivos (por exemplo, letras, pontuação, símbolos técnicos e matemáticos e caracteres de publicação) também têm crescido muito além os recursos do texto de 8 bits.

Para superar as limitações dos outros métodos codificação, várias empresas de computador principal, incluindo Apple Computer, Inc., Sun Microsystems, Inc., Xerox Corp. e IBM (International Business Machines corp.), formado Unicode Inc., um consórcio sem fins lucrativos, para definir o check-out para definir um novo padrão para conjuntos de caracteres internacionais. Ao mesmo tempo, o ISO começou desenvolvendo um padrão. Finalmente, esses padrões mesclado e tornou-se de Unicode. Unicode é publicado como O Unicode Standard, codificação de caractere internacional.

Unicode

Usa codificação de 16 bits que permite 65.536 caracteres distintos. Mais do que suficiente para incluir todos os idiomas em uso atualmente. Além disso, ele oferece suporte vários idiomas de archaic ou hermética, como hieroglyphs sânscrito e Egyptian. Unicode também inclui representações para marcas de pontuação, símbolos matemáticos e dingbats, com espaço deixado para expansão futura. Porque ele estabelece um código exclusivo para cada caractere em cada script, a Windows NT pode garantir que a conversão de caracteres de um idioma para outro seja preciso.

Fonte:
http://support.microsoft.com/kb/99884/pt-br

E-mail/Msn/Orkut: oguh-headshot@hotmail.com


Dúvidas/Sugestões/Idéias/ e Novidades sobre o que virá

2 comentários:

  1. Cara gostei dessa sua explicação sobre as diferenças entre os códigos! É que poucos sabem que o Unicode vem para suprir certas barreiras impostas pelo ASCII, acham que ele é simplesmente um novo código e nada mais. Valeuuu...

    ResponderExcluir
  2. ^^ que bom que tenha gostado do post, caso queira sugerir ou tenha alguma outra dúvida pode falar que nós tentaremos explicar, criei esse post mais pelo pedido do Edson e também por ninguem ter estranhado e comentado que ali do lado era ANSI e não ASCII hehehe.

    ResponderExcluir