Para muitos, matrix é apenas um filme, porém se você for buscar e aprofundar-se sobre esse assunto, notaria que muitas das coisas que acontecem no filme podem ser transformadas para a vida virtual, imaginando um sistema com toda sua organização e sincronismo e de repente alguns invasores tentam derrubar esse sistema.
Ex:
MetaCortex e a própria Matrix - Estrutura,Sistema Operacional.
Agentes smiths - Antivirus, Firewalls, Programas guardiões.
Neo,Morpheus e raça humana - Invasores, virus, etc.
O uso dos binários nas telas do filme matrix seria uma prova disso.
Fatos no filme que reforçam a idéia:
Demonstra a grande estrutura e eles seriam pequenos operários ou até mesmo pequenas partes do mesmo:
1- O mundo de Matrix é sonho. Pergunta Morpheu: “Você já teve um sonho, Neo, que parecia ser verdadeiro? E se você não conseguisse acordar desse sonho? Como você saberia a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real?”. Nesse caso, o mundo só existe agora como parte de uma simulação neurointerativa (exclama Morpheu: “Você vivia num mundo de sonhos, Neo!”). E noutro lugar, Morpheus observa: “A Matrix é um mundo dos sonhos gerado por computador feito para nos controlar, para transformar o ser humano nisto aqui [bateria]”
Reforçam a idéia original, de invasores a estrutura em questão:
1- O discurso do agente Smith diante um Morpheu dopado é um libelo contra a civilização tecnológica (ironicamente dito por um representante-mor da Máquinas Inteligentes). Diz ele: “Os homens...vão para uma área e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos. A única forma de sobreviverem é indo para uma outra área. Há um outro organismo neste Planeta que segue o mesmo padrão...Um vírus.” E arremata: “Os seres humanos são uma doença. Um câncer neste planeta. Vocês são uma praga!”.
2- Na trama de Matrix, o corpo, uma dimensão ineliminável da subjetividade humana é uma impossibilidade recorrente. Neo, Morpheus, Trinity e seu grupo, são entes digitais, programas-invasores do sistema de Matrix.
Conclusões:
Em Matrix, a realidade simulada é uma virtualização complexa espúria que oculta a verdadeira Realidade, o “deserto do Real”. De um lado, a bárbarie regressiva perto de 2199. De outro lado, o simulacro digital complexo que oculta a exploração – no sentido marxiano – do gênero humano pelas Máquinas Inteligentes. Estamos diante de um mundo digital, constituído de 0 e 1, um mundo binário, tão perfeito quanto a própria realidade concreta (no sentido da certeza sensível e da percepção, e mesmo do entendimento, empregando as categorias de Hegel). Neste mundo de Matrix, os objetos e pessoas são meros sistemas de códigos binários, programas de computador, deste imenso sistema informático.
Fonte:
http://www.telacritica.org/Matrix.htm
E-mail/Msn/Orkut: oguh-headshot@hotmail.com
Dúvidas/Sugestões/Idéias/ e Novidades sobre o que virá
armlehnstuhl leder esszimmer
-
armlehnstuhl leder esszimmer
Sessel *Paparazzi* schwarz Esszimmer Sessel Armlehnstuhl Leder
Restaurant *NEU* eBay
Ledersessel Armlehnstuhl Galdo...
Há 4 anos
Putz, que post massa cara...
ResponderExcluirEu já assisti matrix umas 3 vezes e a cada vez que assisti gostei mais.
E o seu post traduz perfeitamente a idéia do filme.
A realidade de Matrix está mais próxima do que imaginamos. Realmente, nossa noção de realidade está inteiramente associada aos nossos sentidos. Cientistas japoneses já conseguiram sintetizar odores e criaram um dispositivo que aplica sensações visuais (realidade virtual de altíssima resolução) e táteis. Quando nosso cérebro se adequa as impressões repassadas (um bloco virtual nos passa a real sensação de que é rígido, logo um muro seria intransponível) estaríamos imersos nesse novo mundo.
ResponderExcluirSão devaneios, mas acredito que seja possível.
Marx, Hegel,post filosófico esse não!
ResponderExcluire ainda melhorou meu portugues, adorei
"virtualização complexa espúria".
Ainda não assisti a esse filme pois não
gosto do estilo,mas depois desse post vou criar coragem.