quinta-feira, 2 de julho de 2009

Curiosidade - Processadores 32bits e 64bits

Criei esse post para resaltar algumas coisas que gostei e resolvi explicar na prática o porque disso... Espero não estar entrando no assunto dos outros xD

Visitei Recentemente o Blog da equipe "InfoHardware" e fiquei curioso pois comentaram de processadores 32bits e 64bits. Então resolvi explicar a vocês como funcionam e o porquê disso:

Processadores 32bits podem manipular essa quantidade de valores em uma operação 4.294.967.296, já o 64bits pode manipular 1.84467441 × 10 elevado a 19. São números muito grandes como já notaram. Normalmente não percebe-se nenhuma diferença quando trata-se de realizar operações simples. Mas quando é necessária a manipulação de arquivos, aplicações e ou valores que exijam mais do que o que um processador 32bits realize em uma operação nota-se uma grande diferença entre eles.

32bits correspondem a 512mb, notei que esses 512mb sempre que o sistema operacional for 32bits e você possui 4gb (por exemplo) ele reserva 512mb para o VAS(comentei no blog do Inforhardware). Mas aonde vai parar os outros 512mb? podem ser usados para dispositivos(não vistos pelo sistema operacional) com isso pode ocasionar um grande problema de um aplicativo utilizar a mesma memória do outro normalmente aplicativos que estão utilizando a memória do VAS.

Isso também ocorre se você possui um processador 64bits trabalhando numa plataforma 32bits.

Ai vem algumas dúvidas:

P:Mas se ele é 64 bits e você falou que 32bits era 512mb então como 64bits também pode ser?
R:Como o sistema operacional é 32bits, mesmo que o processador seja 64bits, ele irá fazer com que esse processador trabalhe em partes de 32bits, com isso pode ocorrer o mesmo problema de 32bits.

P:Qual Limite de memória em um sistema operacional de 64bits?
R:Pelo que sei é 128gb e 16TB em memória virtual. Mas esses dados podem ter sido mudados.


Comentário:
Resolvi não comentar muito sobre o braille e algumas codificações aqui no blog, tanto por eu ter passado um tempo sem poder acessar, como também ia acabar ficando muito complexo, caso vocês tenham dúvida ou interesse em alguma delas é só pedir que quando pudermos explicaremos tentaremos ajudar.

visitem o blog do Inforharware, para entender o porque desse post e também quero falar que o blog deles está muito bom, se não fosse por isso nem estaria criando esse post para vocês.

2 comentários:

  1. Hugo valeu pelo elogio ao nosso blog :), conhecimento nunca é demais né? tamos aqui para aprender, gostei do seu post, gostei mais ainda porque eu tava lendo sobre memórias e limites no endereçamento e tals, conteudo que tem tudo a ver com o que você tá falando, quem se interessar indico o link do nosso blog http://fc-hardware.blogspot.com/2009/06/entendendo-os-computadores-de-64-bits.html ou então no site do carlos morimoto que é um dos maiores estudiosos de hardware do país (o cara é bommm veyyy kkkk) www.guiadohardware.net

    ResponderExcluir
  2. É isso ae, conhecimento nunca é demais! Valeu por participar também do nosso blog e como não consegui muitas curiosidades em relação ao meu tema e eu achei que essa parte também tinha um dedo do meu assunto, afinal tudo está Interligado. Pensei que poderia comentar xD. Se não fosse seu post jamais teria criado esse. Vlw ae Thiago, seu blog ta muito bom e muito inspirador!

    Recomendo também
    www.guiadohardware.net

    Não porque meu irmão é moderador, mas porque tenho certeza que muitos ali respeitam quem não sabe e gostam do que fazem. Meu irmão mesmo entrou sem saber quase nada. O pouco tempo que tenho no forum do guia do hardware me ajudou e me fez aprender muita coisa

    ResponderExcluir