quarta-feira, 25 de março de 2009

Curiosidades - Matrix (O Filme)

Para muitos, matrix é apenas um filme, porém se você for buscar e aprofundar-se sobre esse assunto, notaria que muitas das coisas que acontecem no filme podem ser transformadas para a vida virtual, imaginando um sistema com toda sua organização e sincronismo e de repente alguns invasores tentam derrubar esse sistema.

Ex:
MetaCortex e a própria Matrix - Estrutura,Sistema Operacional.
Agentes smiths - Antivirus, Firewalls, Programas guardiões.
Neo,Morpheus e raça humana - Invasores, virus, etc.

O uso dos binários nas telas do filme matrix seria uma prova disso.

Fatos no filme que reforçam a idéia:

Demonstra a grande estrutura e eles seriam pequenos operários ou até mesmo pequenas partes do mesmo:
1- O mundo de Matrix é sonho. Pergunta Morpheu: “Você já teve um sonho, Neo, que parecia ser verdadeiro? E se você não conseguisse acordar desse sonho? Como você saberia a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real?”. Nesse caso, o mundo só existe agora como parte de uma simulação neurointerativa (exclama Morpheu: “Você vivia num mundo de sonhos, Neo!”). E noutro lugar, Morpheus observa: “A Matrix é um mundo dos sonhos gerado por computador feito para nos controlar, para transformar o ser humano nisto aqui [bateria]”

Reforçam a idéia original, de invasores a estrutura em questão:
1- O discurso do agente Smith diante um Morpheu dopado é um libelo contra a civilização tecnológica (ironicamente dito por um representante-mor da Máquinas Inteligentes). Diz ele: “Os homens...vão para uma área e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos. A única forma de sobreviverem é indo para uma outra área. Há um outro organismo neste Planeta que segue o mesmo padrão...Um vírus.” E arremata: “Os seres humanos são uma doença. Um câncer neste planeta. Vocês são uma praga!”.
2- Na trama de Matrix, o corpo, uma dimensão ineliminável da subjetividade humana é uma impossibilidade recorrente. Neo, Morpheus, Trinity e seu grupo, são entes digitais, programas-invasores do sistema de Matrix.

Conclusões:

Em Matrix, a realidade simulada é uma virtualização complexa espúria que oculta a verdadeira Realidade, o “deserto do Real”. De um lado, a bárbarie regressiva perto de 2199. De outro lado, o simulacro digital complexo que oculta a exploração – no sentido marxiano – do gênero humano pelas Máquinas Inteligentes. Estamos diante de um mundo digital, constituído de 0 e 1, um mundo binário, tão perfeito quanto a própria realidade concreta (no sentido da certeza sensível e da percepção, e mesmo do entendimento, empregando as categorias de Hegel). Neste mundo de Matrix, os objetos e pessoas são meros sistemas de códigos binários, programas de computador, deste imenso sistema informático.

Fonte:
http://www.telacritica.org/Matrix.htm

E-mail/Msn/Orkut: oguh-headshot@hotmail.com

Dúvidas/Sugestões/Idéias/ e Novidades sobre o que virá

3 comentários:

  1. Putz, que post massa cara...

    Eu já assisti matrix umas 3 vezes e a cada vez que assisti gostei mais.

    E o seu post traduz perfeitamente a idéia do filme.

    ResponderExcluir
  2. A realidade de Matrix está mais próxima do que imaginamos. Realmente, nossa noção de realidade está inteiramente associada aos nossos sentidos. Cientistas japoneses já conseguiram sintetizar odores e criaram um dispositivo que aplica sensações visuais (realidade virtual de altíssima resolução) e táteis. Quando nosso cérebro se adequa as impressões repassadas (um bloco virtual nos passa a real sensação de que é rígido, logo um muro seria intransponível) estaríamos imersos nesse novo mundo.

    São devaneios, mas acredito que seja possível.

    ResponderExcluir
  3. Marx, Hegel,post filosófico esse não!
    e ainda melhorou meu portugues, adorei
    "virtualização complexa espúria".
    Ainda não assisti a esse filme pois não
    gosto do estilo,mas depois desse post vou criar coragem.

    ResponderExcluir